TVJ1.com.br

Policial



PUBLICIDADE

{}

Militar reformado do Exército e outros três são autuados em rinha de galo em Aquiraz

25 de junho de 2019 às 08:50

undefined

 

Reformado do Exército Brasileiro, o subtenente Jozenilton Benício Bezerra Menezes foi autuado em flagrante como responsável por um estabelecimento provedor de rinha de galos. Ele, a mulher Jaqueleia de Oliveira Ferreira Bezerra Menezes, além de José Eldo Pereira da Silva e Carlos Alves da Silva, foram surpreendidos no local por volta de meio-dia desse domingo, 23, no município de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza.

A ocorrência executada pelo Policiamento Ostensivo Geral do Raio e pela Delegacia de Proteção do Meio Ambiente resultou em um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Os acusados foram fixados no artigo 32, da Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998, onde sanciona penal e administrativamente envolvidos por atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

undefined

 

Quando o flagrante ocorreu, cerca de 300 pessoas estavam no local. No entanto, apenas os quatro acusados foram autuados. O subtenente, como dono; a mulher como ajudante; um dos homens trabalhava no bar e outro ficava com as biqueiras utilizadas nas aves. No total, a BPMA recolheu três dos 51 galos encontrados no local. Algumas aves foram encontradas escondidas, em um quarto, dentro de uma geladeira, junto a outros alimentos e bebidas alcoólicas.

Campeonato

No momento do flagrante, ocorria o “1° campeonato regional espaço show 2019”. A disputa previa pelo menos 12 combates de cada participante, podendo cada ave fazer mais de uma luta. Ao todo, a programação do campeonato planejava 13 etapas. A primeira ocorreu em 9 de junho. A última estava prevista para 24 de novembro deste ano, quando seria realizado a entrega dos prêmios.

O regulamento da competição fixava a inscrição em R$ 500. Bem como a porcentagem a ser entregue ao primeiro (50%), segundo (20%) e terceiro(10%) colocado da disputa. Além de parcela de 20% destinado à organização do evento, para custear despesas e troféus.

As lutas são chamadas de ‘banhos’, também conhecidas como águas nesse tipo de competição. Depois de cada luta do galo, eles fazem uma assepsia tanto por fora, quanto por dentro do galo para retirada da baba, chamada também de pseudo gogo da ave, que fica na garganta, líquido adquirido ao longo da luta.

O regulamento especifica ainda que "caso ocorra qualquer eventualidade que comprometa a continuação do evento, independente da etapa que estiver acontecendo o campeonato, o mesmo ficará congelado juntamente com os valores pagos por cada 'cocheira', até que o mesmo possa ser exercido".