TVJ1.com.br

Policial



PUBLICIDADE

{}

Ciopaer realiza primeiro transporte de recém-nascido para a Capital

20 de novembro de 2018 às 08:28

undefined

 

Após sete meses unidos, os gêmeos de Itapipoca tiveram que enfrentar o primeiro desafio separados, na noite da última quinta-feira (15). Após um parto normal, um dos bebês de 31 semanas teve uma complicação no quadro clínico e precisou ser transferido para uma unidade hospitalar, em Fortaleza. Nesse momento, a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizou a primeira missão aeromédica com uma das novas aeronaves entregues pelo Governo do Ceará, no último dia 19 de outubro. O transporte aeromédico do recém-nascido gemelar e prematuro foi realizado de Itapipoca para Fortaleza agora em novembro – mês escolhido para comemorar o Dia Mundial da Prematuridade, celebrado globalmente no dia 17 de novembro.
 
 
A missão teve início em Fortaleza, às 20h10min, foi até Itapipoca e retornou à Capital com o paciente às 22h05min. A aeronave levou uma hora e dez minutos de voo para concluir a ação. O restante do tempo foi utilizado na análise do paciente pela equipe médica da aeronave, no hospital, na estabilização do prematuro na incubadora e no transporte terrestre até a aeronave. Os novos equipamentos, que já reforçam a atuação policial em resgates, missões, combate a incêndios e monitoramento do meio ambiente na Capital e no Interior, trazem agilidade e precisão também no atendimento médico de urgência a bebês prematuros.
 
 
A Ciopaer salva vidas em transportes aeromédicos de recém-nascidos no Ceará desde agosto de 2014, quando iniciou a formação do grupamento aeromédico. Já foram transportados, no total, mais de 130 bebês que necessitavam de algum atendimento hospitalar. No primeiro ano, foram transportados apenas três recém-nascidos. Já em 2015, esse número saltou para 22; e, em 2016, foram 31 bebês. Somente neste ano, até o dia 17 de novembro, foram realizados 33 atendimentos. Os atendimentos destacam-se por demandar equipamentos e profissionais especializados, a fim de atender às necessidades de um paciente com tamanha fragilidade e exigência fisiológica.
 
Os recursos utilizados pela Ciopaer tornam o Ceará único no Brasil e destaque na América Latina no quesito de tecnologias investidas nas ações aeromédicas. Os helicópteros da Coordenadoria dispõem de aparelhos que apenas o exército dos Estados Unidos e o clube de automobilismo alemão Allgemeiner Deutscher Automobil-Club (Adac) possuem.