TVJ1.com.br

Policial



PUBLICIDADE

{}

Camilo implanta oitava sede do BPRaio no Interior, em Tauá

20 de fevereiro de 2017 às 09:55

undefined

 

O cronograma da primeira etapa de interiorização do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) cumpriu mais um estágio no sábado. No município de Tauá, o governador Camilo Santana inaugurou a oitava das nove sedes a receber unidade do Raio no Interior do Estado do Ceará.

A implantação envolveu investimento de aproximadamente R$ 1 milhão apenas em na aquisição de motos e viatura para a unidade – sem contar com o investido na compra de armas, fardamento e equipamentos de proteção individuais. O efetivo especializado contará com 37 policiais militares distribuídos em quatro equipes, com 16 motos e uma viatura que ajudarão no monitoramento das áreas de maior incidência de crimes de homicídio, roubo e tráfico de drogas.

O novo BPRaio atuará, para além de Tauá, com ações também em outros sete municípios da região: Aiuaba, Arneiroz, Catarina, Mombaça, Parambu, Piquet Carneiro e Quiterianópolis.

Durante a solenidade de inauguração, Camilo Santana reforçou o compromisso do Governo do Ceará no desenvolvimento passo a passo de melhores políticas de segurança pública para o Estado, com ações do Pacto por um Ceará Pacífico, promoções de policiais e bombeiros militares, mais policiais civis empossados e a interiorização do BPRaio.

“Não existia Raio em nenhum município do interior do Ceará. Todos esses profissionais passaram por um grande treinamento (foram realizados cursos com 328 horas/aula cada para capacitar o PM com mais de dois anos de atividade operacional). É uma tropa de elite; o que há de melhor para colocarmos nas ruas. Portanto tem que treinar, comprar equipamento, armas e veículos. Agora temos tudo isso permanente em Tauá, 24 horas, aqui e nos municípios vizinhos. Essa ação tem feito sucesso enorme onde foi implantada. E faz parte do nosso compromisso de botar a bandidagem para correr. Não vamos continuar a combater a criminalidade no Estado e vou fazer o que estiver ao meu alcance, com reforços, equipamentos, para melhorar a Segurança até o último dia do meu governo”, afirmou o chefe do Executivo.

O projeto de interiorização do BPRaio prevê, ao final da implantação, que estejam atuando nas principais cidades do Interior 425 policiais, divididos em 60 equipes, com 240 motocicletas e 13 viaturas. Este processo já havia instalado bases em outras sete cidades, abrangendo 163 municípios cearenses – Juazeiro do Norte, Sobral, Russas, Quixadá, Iguatu, Itapipoca e Crateús contam com quartéis do grupamento especializado. Agora são 171 municípios contemplados. Canindé será a próxima beneficiada desta primeira etapa do cronograma.

Antes da implantação dos batalhões nas cidades do Interior, as equipes de policiamento motorizado se deslocavam para as regiões de forma esporádica, por períodos de uma semana. Com a difusão das atividades da Polícia Militar, o Governo objetiva ajudar no combate ao crime praticado em duas rodas, na abordagem, perseguições e dando rapidez na resposta.

Para o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, o trabalho feito no âmbito da Segurança Pública no Estado do Ceará pode ser reconhecido pelos resultados e também pela maior presença das polícias nas ruas. E não apenas na Capital, como também por diversos municípios do Interior, antes carentes de melhor suporte.

“Quando eu entrei na polícia há 17 anos, eu ouvia uma reclamação muito frequente: que a segurança pública não chegava ao Interior do Estado. Recentemente, quando recebi esse desafio de ser o secretário da Segurança a convite do governador, fiquei muito feliz porque vi que a interiorização está cada vez mais forte, com batalhões de divisas e o Raio. É momento de agradecimento por tudo que o governador Camilo Santana tem feito pela segurança do Estado e o apoio dado para as polícias”, disse o titular da SSPDS.

Prefeito de Tauá, Carlos Windson agradeceu ao governador Camilo Santana pela implantação e destacou a importância do BPRaio para oferecer ganhos à qualidade de vida do povo tauaense. “Agora a população vai poder sair mais tranquila para rua, isso nos traz muita satisfação. Recebemos a polícia e vamos dá-la todo o apoio”, disse.

Com a instalações do efetivo especializado em Tauá, 171 municípios já contam com atuação do Raio. O Batalhão ainda tem, em Fortaleza, 508 profissionais, 435 motocicletas e seis viaturas.

O evento

A implantação do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas no município de Tauá fez parte da programação de sábado de muitos tauaenses e moradores de municípios dos arredores. Além de curtirem as músicas regionais e acompanharem o governador, os populares puderam ver de perto apresentação dos policiais especializados. O Raio desempenhou uma simulação de abordagem e fez exibição de habilidades com as motos, momentos que arrancaram aplausos dos cidadãos presentes.

Agricultor experiente na região do Inhamuns, o cearense Francisco Elias da Silva, de 73 anos, conta que por muito tempo viu casos de violência e muita sensação de insegurança pelo Interior. Para ele, a vinda de mais policiamento, com presença de profissionais especializados em abordagem, tudo deve melhorar. “É muito importante ter gente que pensa as coisas bem planejadas, né? Porque é só assim, com mais polícia nas ruas, que os bandidos vão ficar com medo e parar com a violência”, afirmou.

O estudante Júnior Oliveira, de 17 anos, viveu a infância em Tauá sempre com cuidados na hora de andar até tarde nas ruas. Agora, ele afirma ter mais tranquilidade na hora de circular por sua cidade. “Precisava de um reforço desses. Anos atrás, aqui era tipo um faroeste. Mas, nos últimos anos, a gente vê que tem melhorado bastante. Hoje foi um dia muito importante porque a gente viu essa melhora se concretizar”.