TVJ1.com.br

Nacionais



PUBLICIDADE

{}

Em vigor, resolução que acaba exigência de simulador e reduz aulas para quem vai tirar a CNH

16 de setembro de 2019 às 09:23

undefined

 

A partir desta segunda-feira (16) entram em vigor mudanças no quesito tirar a carteira de habilitação. O número de aulas para tirar a CNH vai ser reduzido, por determinada do governo federal, o que foi tomada em junho passado.

A resolução também altera o processo para obter a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor), documento exigido para guiar cinquentinhas, no caso os ciclomotores com motor de até 50 cm³.

CNH (categoria B, carros)

*Acaba a exigência de uso do simulador nas autoescolas para quem quiser tirar a CNH na categoria B. Fazer aulas no aparelho passa a ser facultativo;

*Com isso, cai o número de horas/aulas obrigatórias. Ele passará de 25 para 20 horas. É a mesma carga-horária de antes de o simulador ter sido adotado.

Cinquentinhas

*Durante 1 ano, quem quiser guiar cinquentinhas poderá fazer as provas teórica e prática sem ter feito aulas. Somente se for reprovado, terá de passar por aulas práticas;

*A partir de setembro de 2020, voltam a ser exigidas as aulas, mas o número vai cair de 20 para 5 horas, sendo que uma delas dever ser noturna.

*No exame prático, o candidato poderá usar seu próprio ciclomotor — desde que o veículo tenha, no máximo, 5 anos de uso.