TVJ1.com.br

Nacionais



PUBLICIDADE

{}

Consumidores que geram sua própria energia solar poderão perder benefícios

06 de janeiro de 2020 às 09:43 - Atualizado em 06/01/2020 09:44

undefined

 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, deu parecer favorável à redução dos benefícios para os consumidores que geram sua própria energia solar. A sugestão foi apresentada durante consulta pública por meio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O órgão deu aval ao cenário de maior taxação ao setor, argumentando que as regras atuais sobrecarregam quem não usa painéis solares.

O objetivo da Aneel é renovar a resolução em vigor. Segundo a regra atual, toda a energia gerada pelo consumidor e injetada na rede elétrica devolve a ele créditos equivalentes. Se a sugestão do governo for escolhida, essa devolução cairá para 40%. A taxa é uma forma de compensar as distribuidoras pelo uso da infraestrutura.

Segundo o parecer do ministério, a mudança não vai inviabilizar o desenvolvimento da geração de energia solar porque o retorno do investimento nos painéis continuaria vantajoso. Ainda segundo o órgão, as baterias estão ficando cada vez mais baratas e podem ser uma alternativa ao uso da rede elétrica.

Informações da jornalista Mônica Bergamo (Folha de S. Paulo)