TVJ1.com.br

Nacionais



PUBLICIDADE

{}

Campanha contra febre aftosa: animais podem ser vacinados a partir desta sexta-feira

31 de outubro de 2019 às 09:50

undefined

 

Na próxima sexta-feira (1º), o Governo do Ceará, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri), órgão vinculado a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), inicia a 2ª Etapa da Campanha contra a Febre Aftosa. Nessa etapa, devem ser vacinados bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade.

A Campanha segue até o dia 30 de novembro e os produtores têm até 15 dias após vacina para realizarem a declaração da imunização. Para isso, precisam se dirigir a qualquer núcleo da Adagri, Ematerce ou procurar as secretarias municipais de agricultura conveniadas.

O coordenador do Programa de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa da Adagri, Joaquim Barros, reforça a importância de atualização do cadastro de todos os animais junto à Adagri. “A portaria da Adagri nº 046/2019, publicada no DOE 10/04/2019, determina que, no ato da declaração da vacinação de bovinos e bubalinos, os criadores são obrigados a informar as outras espécies de animais existentes na propriedade, para a atualização cadastral”, destaca.

O Programa Nacional de Febre Aftosa (PNEFA), Plano Estratégico 2017 – 2026, prevê que a última etapa de vacinação contra febre aftosa no Estado do Ceará poderá ocorrer em maio de 2021, quando o estado se tornar livre de febre aftosa sem vacinação, reconhecido nacionalmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

São parceiras da Campanha a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), secretarias municipais de agricultura, sindicatos patronal e dos trabalhadores rurais, associações de criadores e comunidades.


Com informações do Ceará Agora