TVJ1.com.br

Mundo



PUBLICIDADE

{}

Embaixador russo morre ao ser baleado na Turquia

19 de dezembro de 2016 às 19:30

undefined

 

Um atirador abriu fogo em uma exibição de fotos nesta segunda-feira e matou a tiros o embaixador da Rússia na Turquia. O Kremlin confirmou que Andrei Karlov faleceu após ser levado ao hospital e classificou o ataque de terrorista. O diplomata fazia um comunicado em uma exibição de fotos chamada "A Rússia vista pelos turcos" quando foi acertado pelos tiros. O atirador gritou "Aleppo e "Vingança" após entrar no local se fazendo de segurança. Pouco depois, o terrorista — que, segundo a prefeitura de Ancara, era um policial chamado Mevlut Mert Altintas, de 22 anos — foi morto pela polícia.

Um vídeo mostra que o atirador mirou especificamente em Karlov após ouvi-lo falar, atuando aparentemente como segurança. De acordo com a rede BBC, ele gritou "Não esqueçam de Aleppo, não esqueçam da Síria" antes de usar a frase islâmica "Deus é grande". Já o "Independent" diz que ele gritou: "Nós morremos em Aleppo, você morre aqui".

— Até que nossas cidades estejam seguras, vocês não terão segurança. Só a morte pode me levar daqui. Todo mundo envolvido neste sofrimento pagará o preço — diz o atirador, em um vídeo que circula nas redes sociais.

A embaixada afirmou acreditar que este foi um ataque de radicais islâmicos. Segundo a "NTV", três outras pessoas ficaram feridas. Já a unidade da rede CNN na Turquia afirma que os tiroteios continuaram no mesmo edifício por mais um tempo, mas logo cessaram — segundo a imprensa local, quando a polícia invadiu a área e matou o terrorista.

De acordo com jornais pró-governo, o assassino era um policial da força de choque da polícia de Ancara.

Como habitual em recentes ataques terroristas no país, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, impôs um blecaute informativo no país. As atividades de redes sociais foram suspensas e redes de TV foram proibidas de veicular mais informações e imagens sobre o caso.

Segundo a CNN turca, a mãe e a irmã de Altintas foram detidas na província de Aydin, sudoeste do país.

O Globo