TVJ1.com.br

Mundo



PUBLICIDADE

{}

Cemitério judeu é profanado com mais de 100 suásticas nazistas na França

05 de dezembro de 2019 às 09:40 - Atualizado em 05/12/2019 09:38

undefined

 

As "suásticas nazistas" foram descobertas na última terça-feira (3) em 107 túmulos do cemitério judeu de Westhoffen, não muito longe de Estrasburgo, semeando "consternação" na Alsácia, uma região francesa já marcada por uma série de atos antissemitas nos últimos meses.

Segundo o presidente do cemitério judeu do Baixo Reno, Maurice Dahan, o cemitério tem cerca de 700 túmulos. Aqueles que foram profanados, manchados com "suásticas" desenhadas em tinta preta, se encontram na parte antiga.

Este cemitério abriga várias sepulturas das famílias do ex-presidente do Conselho francês, Léon Blum, e do ex-presidente do Conselho Constitucional, Jean-Louis Debré. Ele disse à rádio France Bleu Alsace que sentia "raiva por esses atos desprezíveis, escandalosos e revoltantes". "É um insulto à memória, um insulto às mulheres e homens que honraram a França e estão enterrados em Westhoffen", disse, indignado.

O ministro do Interior da França, Christophe Castaner, visitará o local nesta quarta-feira (4) para uma "cerimônia de recolhimento e reflexão". O gabinete do promotor público de Saverne, uma cidade a noroeste de Estrasburgo, da qual Westhoffen depende judicialmente, disse que havia aberto uma investigação preliminar confiada a uma "célula especial" da polícia nacional francesa.

O número "14", considerado um símbolo da supremacia branca, também foi encontrado em uma das sepulturas, disse a mesma fonte.

(Com informações da AFP)