TVJ1.com.br

Esporte



PUBLICIDADE

{}

Prefeitura de Fortaleza assina acordo que libera estádio Presidente Vargas para jogos

16 de maio de 2017 às 08:21

undefined

 

A Prefeitura de Fortaleza assinou, na tarde desta segunda-feira (15/05), o Termo de Ajustamento de Conduta que libera a utilização do Estádio Presidente Vargas para eventos esportivos profissionais. O acordo foi firmado junto ao Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE) e já permite a realização do duelo entre Ceará e Boa Esporte, nesta terça-feira (16/05), às 21h30, em embate válido pela segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Participaram da elaboração do Termo o Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor), a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel), a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), a Procuradoria Geral do Município (PGM), a administração do Estádio Presidente Vargas, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e a Polícia Militar do Estado do Ceará.

Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Carlos Dutra, o acordo é um passo fundamental para o fomento do futebol cearense e para a conclusão da modernização do PV.

“A história do Estádio Presidente Vargas se confunde com o desenvolvimento do futebol na Capital. É fundamental para um crescimento pleno e sustentável do nosso esporte que os clubes utilizem o PV de forma regular, justamente por atender às necessidades das equipes profissionais e por toda a carga emocional que o equipamento desperta no torcedor. Nesta segunda-feira, conseguimos formalizar a volta do futebol e do cidadão ao palco mais querido do futebol cearense”, destacou Carlos Dutra.

A Prefeitura de Fortaleza vem trabalhando para concluir as obras de adequações técnicas, de segurança e de acessibilidade do estádio Presidente Vargas, cumprindo as novas exigências do Ministério do Esporte, com base no Estatuto do Torcedor. A reforma, que começou em fevereiro deste ano, custou aproximadamente R$ 1,5 milhão, executando as adaptações necessárias na acessibilidade dos torcedores com a setorização das arquibancadas, instalação de corrimãos, além de diversas melhorias internas como substituição de pisos nas áreas de lanchonetes, vestiários e banheiros.

Dentre as intervenções realizadas, houve ainda a ampliação das áreas de circulação das arquibancadas, que passaram de 1,20m para 2,40m de largura nos corredores de acesso aos assentos, promovendo maiores espaços para a circulação de torcedores, principalmente dos cadeirantes e de pessoas com mobilidade reduzida. Essas áreas ganharam espaços especiais com muito mais conforto.

Com as readequações, o Estádio Presidente Vargas passa a contar, pela primeira vez, com uma sala de áudio com sistema completo de sonorização, com instalação de postes com 20 alto-falantes, cada um com potência de 400 watts. Houve ainda melhorias estruturais nas torres de iluminação do campo, com reforço nos suportes e lajes, além da substituição dos refletores com novas lâmpadas a vapor de mercúrio, possibilitando maior visibilidade e aumentando a segurança dentro do estádio. O número de vagas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida aumentou de 40 para 100.