TVJ1.com.br

Educação



PUBLICIDADE

{}

Universo IFCE começa, nesta terça (24), em Tabuleiro do Norte

23 de outubro de 2017 às 08:47

undefined

 

O maior evento científico do município de Tabuleiro do Norte, realizado pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), começa nesta terça-feira, 24 de outubro. Em 2017, o Universo IFCE chega a segunda edição, oferecendo à comunidade jaguaribana palestras, oficinas, seminário científico, mostra tecnológica, cineclube e apresentações culturais. Toda a programação é gratuita e aberta ao público. Serão dois dias de atividades voltadas ao ensino, à pesquisa e à cultura.
 
Uma das novidades preparadas para este ano é a exposição visual sobre a história de Tabuleiro do Norte. Ao longo de quase dois meses de pesquisa, alunos e professores do IFCE, campus Tabuleiro do Norte, fizeram um levantamento de imagens representativas da memória do município. Todos esses registros estarão expostos, em forma de túnel do tempo, para a comunidade. A exposição vai ficar aberta de forma permanente durante toda a programação do Universo IFCE.
 
Assim como na edição anterior, o IFCE vai disponibilizar oficinas de capacitação para a comunidade local. No período da tarde, as oficinas são direcionadas a estudantes das redes de ensino de Tabuleiro do Norte. As inscrição são feitas nas próprias escolas. Já no período da noite serão ofertadas oficinas, de caráter técnico, para alunos dos cursos subsequentes do campus Tabuleiro do Norte e para profissionais que já atuam no mercado. As inscrições para as oficinas são on-line e estão abertas até o dia 22 de outubro. As vagas são limitadas.
 
Outro destaque na programação deste ano é campanha para doação de sangue. Uma equipe do Hemoce estará, no campus Tabuleiro do Norte, aguardando toda a comunidade tabuleirense, no dia 25, a partir das 7h da manhã. Trata-se de uma oportunidade para um gesto concreto de solidariedade. Para doar sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, ter descansando nas últimas 24 horas, pesar acima de 50kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar documento de identificação com foto. Para doadores com idade entre 16 e 17 anos, é necessário apresentar consentimento formal, por escrito, do responsável legal para cada doação que realizar.
 
ABERTURA
 
A abertura do Universo IFCE acontece às 8h da manhã, no auditório do campus, seguida por palestra sobre a "A ciência e a tecnologia no Brasil". O palestrante convidado é o professor Wally Menezes, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE. Na sequência, contemplando o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, "A Matemática está em tudo", haverá palestra dos professores do campus Tabuleiro do Norte, Silvia Saraiva, Renivaldo Sena e Gilson Sombra.
 
Ao final de cada dia de programação, toda a comunidade está convidada a prestigiar as atividades culturais. No dia 24, acontece o 2º Show de Talentos, com a apresentação de alunos, servidores e artistas locais. Já no dia 25, marcando o encerramento do Universo IFCE, haverá show com a banda Big Head.
 
SAIBA MAIS
Universo IFCE 2017
Programação e inscrições para oficinas: ifce.edu.br/tabuleirodonorte
24 e 25 de outubro
Local: Campus Tabuleiro do Norte
 
undefined