TVJ1.com.br

Educação



PUBLICIDADE

{}

Universidade Federal do Ceará oferta 6.288 vagas no Sisu

19 de janeiro de 2017 às 09:45

undefined

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, ontem, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017 estarão abertas entre os dias 24 e 27 de janeiro. A Universidade Federal do Ceará (UFC), por exemplo, ofertará 6.288 vagas em 110 cursos de graduação presencial, nos campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús.

Para acessar o resultado, é necessário informar o CPF e a senha escolhida pelo candidato na hora da inscrição. Com o resultado, os candidatos devem calcular a média aritmética das pontuações das quatro áreas de conhecimento (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática) e da redação para, assim, saber o desempenho no Enem. A divulgação das notas estava prevista para acontecer hoje, mas foi adiantada a pedido do ministro Mendonça Filho.

Inscrições


O processo de inscrição é online e deve ser acessado no site do Sisu/MEC: www.sisu.mec.gov.br. Estarão aptos a concorrer estudantes que tenham participado do Enem 2016, com ensino médio completo e que não tenham tirado zero na Redação. Cada candidato poderá fazer até duas opções de curso.

Hoje, o edital com mais detalhes sobre o Sisu 2017 deve ser publicado pelo MEC. Também deve ser aberta, hoje, a consulta às bases de dados das instituições, com os cursos e vagas disponíveis.
O processo seletivo para o Programa Universidade para Todos (ProUni) abre no dia 30 de janeiro e segue até o dia 2 de fevereiro. O programa oferece bolsas de estudos integrais e parciais em instituições particulares de ensino. É exigida também a nota mínima de 450 pontos na média das provas do Enem. Já o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), terá as inscrições abertas entre os dias 6 e 9 de fevereiro. O Fies oferece financiamento em instituições particulares a estudantes que obtiveram pelo menos 450 pontos na média do Enem e não zeraram a redação.

UFC


A UFC aderiu ao Sisu em 2010, com ingresso em 2011, já com 100% das vagas da graduação presencial. Desde 2012, a UFC se destaca entre as instituições mais procuradas do País no Sistema. Na edição anterior, a Universidade foi a segunda mais procurada do Brasil através do Sisu e recebeu mais de 160 mil inscrições, de acordo com o balanço final do Sisu 2016 elaborado pelo MEC.
O número de inscritos gerou uma relação de 25,5 candidatos por vaga. Neste ano, a expectativa do coordenador do sistema na UFC, professor Miguel Franklin, é que a Universidade Federal do Ceará continue sendo uma das mais procuradas. Tudo por causa do bom desempenho, qualidade do ensino e reconhecimento da instituição entre os estudantes.

No entanto, o que o coordenador destacou foi a grande quantidade de “treineiros”, na faixa etária de 16 e 17 anos, que realizam o Enem todos os anos. “Os “treineiros” são os alunos que ainda estão no 1º ou 2º ano do Ensino Médio, que realizam o Enem como forma de exercício. Eles fazem uma boa pontuação, mas não estão aptos para o ensino superior”. Segundo Miguel Franklin, apesar de existirem em grande quantidade, se espera que o número de “treineiros” seja reduzido este ano, pois eles estão impossibilitados de participar do Sisu devido ao atraso na divulgação da nota desses candidatos.

Cursos


Repetindo os resultados dos anos anteriores, o coordenador destaca que os cursos que devem ser mais procurados pelos candidatos em 2017 são: Administração, Medicina, Direito, Agronomia. “São os mais clássicos e estes devem continuar sendo os mais requisitados”, avaliou o coordenador.