TVJ1.com.br

Educação



PUBLICIDADE

{}

UFC é a terceira universidade mais procurada do país no Sisu 2017

Foram mais de 140 mil inscrições, de acordo com a universidade. UFC 'se consolida como instituição de destaque nacional', diz professor.

07 de february de 2017 às 08:40 - Atualizado em 07/02/2017 07:40

undefined

 

A Universidade Federal do Ceará (UFC) foi a terceira instituição de ensino superior mais procurada do Brasil no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017. A UFC teve 140.849 inscrições, o que gerou uma relação de 22,4 candidatos por vaga, conforme balanço divulgado na tarde desta segunda-feira (6) pelo Ministério da Educação (MEC).

A UFC ficou atrás somente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que obteve 171.825 inscrições; e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com 144.322 inscrições. Em quarto e quinto lugares aparecem, respectivamente, as universidades federais do Maranhão (UFMA) e de Goiás (UFG).

A UFC figura entre as mais procuradas do país desde sua adesão ao Sisu, em 2010. Para o coordenador do Sisu na UFC, Miguel Franklin, a UFC "se consolida como instituição de destaque nacional, ratificando o que diversos rankings de qualidade têm apontado".

Procura no Nordeste


Ainda de acordo com o balanço divulgado pelo MEC, as instituições de educação superior do Nordeste foram as mais procuradas pelos candidatos que participaram da primeira edição deste ano do Sisu.

Dos 4,9 milhões de inscrições em todo o Brasil, aproximadamente 1,9 milhão foram feitos para cursos na região, que abriu 90.851 vagas (20,8 candidatos por vaga), a maior oferta no país, de um total de 237.840.

"Essa demanda de inscrições no Nordeste demonstra o caráter dinâmico do processo em cada ano e em cada região do país", afirma o titular da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, Paulo Barone. Ele lembra que o processo de adesão ao Sisu é voluntário. "Cabe às instituições decidir sobre a oferta de cursos e o número de vagas que serão ofertadas".