TVJ1.com.br

Educação



PUBLICIDADE

{}

Tabuleiro do Norte ganha novo curso técnico em Administração

26 de setembro de 2017 às 08:00 - Atualizado em 26/09/2017 08:02

undefined

 

O município de Tabuleiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, vai sediar um novo curso técnico em Administração, a ser ofertado gratuitamente à população.  A criação do curso foi aprovada pelo Conselho Superior do Instituto Federal do Ceará (IFCE), durante reunião, nesta segunda-feira (25), na Reitoria, em Fortaleza. Conforme o projeto de criação do curso, será disponibilizado, anualmente, um quantitativo de até 80 vagas, por meio de Processo Seletivo. As aulas vão ocorrer no período noturno, no campus Tabuleiro do Norte, e o curso terá duração mínima de um ano e seis meses. Poderá cursar quem já tiver concluído o Ensino Médio. 

Com a criação do curso técnico em Administração, o campus Tabuleiro do Norte amplia a área de atuação, atendendo à reivindicação da comunidade local que, no último dia 30 de agosto, referendou, em audiência pública, a criação da nova formação. Assim, além de ofertar cursos no eixo da indústria, como é o caso dos cursos técnicos em Manutenção Automotiva, em Petróleo e Gás e em Soldagem, Tabuleiro do Norte passa a abrigar o mais novo curso técnico na área de Gestão e Negócios, sendo o primeiro do tipo ofertado pelo IFCE na região Jaguaribana.

Conforme a professora da área de Gestão e Negócios, Keully Aquino, existe, desde já, a preocupação em capacitar os futuros técnicos para atuarem não apenas como colaboradores nas mais variadas empresas, mas também desenvolvendo o viés empreendedor. “O curso técnico em Administração busca desenvolver habilidades em um profissional para que ele possa executar atividades operacionais dentro da organização, bem como desenvolver o perfil empreendedor, tendo o seu próprio negócio. O curso também busca desenvolver as habilidades interpessoais, para que ele possa atuar em todos os setores da organização, conciliando as atividades com os demais funcionários”, esclarece. 

DEMANDA

Para que o novo curso pudesse ser criado, o campus Tabuleiro do Norte realizou alguns investimentos, tais como a ampliação do acervo de livros da biblioteca e a contratação de novos professores por meio de concurso público. Com isso, explica o diretor-geral do campus Tabuleiro do Norte, Sildemberny Souza, o IFCE busca atender uma demanda da comunidade local. “A soma dos esforços dos servidores foi imprescindível para que hoje pudéssemos dar essa grande notícia, que é a criação desse curso no campus Tabuleiro do Norte”.

Ainda segundo o diretor-geral, a unidade em Tabuleiro do Norte está trabalhando para ofertar à comunidade novas opções de formação e qualificação profissional, como é o caso dos cursos técnico em Instrumentos Musicais, Eletromecânica e Automação Industrial. “A expectativa é que, no próximo ano, a gente consiga abrir e oferecer à comunidade jaguaribana esses três novos cursos técnicos”.