TVJ1.com.br

Educação



PUBLICIDADE

{}

Reitor do IFCE é reconduzido ao cargo

22 de fevereiro de 2017 às 08:01

undefined

 

O reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Virgílio Augusto Sales Araripe, foi reconduzido ao cargo na manhã desta terça-feira (21), no Ministério da Educação, em Brasília. O reitor ficará à frente da instituição até 2021.

Como ex-aluno da instituição – técnico em Edificações pela Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCE) - , o reitor destacou a participação do IFCE no desenvolvimento do Estado. “Nosso papel, enquanto gestão, é fazer com que consigamos colaborar para os indicadores do Ceará, ofertando formação profissional de excelência e, consequentemente, contribuindo para a abertura de mais postos de trabalho”, disse.

No mesmo ato, realizado no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, Mendonça Filho também deu posse aos reitores das universidades federais de Ouro Preto (Ufop) e de Campina Grande (UFCG). De acordo com o ministro, embora o Brasil enfrente um momento de escassez de recursos, o MEC segue apoiando a continuidade da missão das instituições federais de ensino superior. “Temos de buscar parcerias importantes para a construção de uma agenda positiva para uma educação pública de qualidade”, finalizou. 

Virgílio Araripe é Engenheiro Civil pela Universidade de Fortaleza (Unifor), mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e técnico em Edificações pela Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCE). É professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE) desde 1982, quando começou a lecionar no Departamento de Construção Civil do campus de Fortaleza. Na instituição, ocupou os cargos de diretor de Administração e Planejamento, diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, diretor-geral, pró-reitor de Administração e Planejamento. De 2013 a 2016, cumpriu seu primeiro mandato como reitor

Na gestão de Araripe, o número de campi subiu de 23 para 31 campi, além de ganhar um Polo de Inovação. São cerca de 27 mil estudantes matriculados e 2.800 servidores docentes e técnico-administrativos.