TVJ1.com.br

Educação



PUBLICIDADE

{}

Pesquisa cearense transforma esgoto em energia elétrica suficiente para carregar celulares

05 de dezembro de 2019 às 14:19

undefined

 

Uma pesquisa cearense conseguiu produzir, em laboratório, energia elétrica a partir da matéria orgânica do esgoto em quantidade suficiente para carregar aparelhos celulares e até um sistema de tratamento dos resíduos sanitários.

Os resultados são de um estudo internacional realizado pela professora Fernanda Lobo, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na pesquisa, o esgoto surge como alternativa sustentável de produção de eletricidade. Fernanda conseguiu produzir hidrogênio, gás ambientalmente sustentável, para a geração de eletricidade.

“A pesquisa se iniciou nos Estados Unidos, na Universidade do Colorado, e os primeiros testes foram feitos por mim e uma equipe do grupo de pesquisa em bioenergia”, conta a professora.

Um cubo de acrílico, com dois eletrodos, é utilizado para transformar a energia química em energia elétrica e funciona de forma similar a uma pilha, com lado positivo e negativo. Os resultados foram publicados na revista científica Energy & Environmental Science.

Fernanda explica que a tecnologia utilizada foi otimizada até não ter necessidade de outras fontes de energia para a produção do hidrogênio. “Essa foi a primeira vez que a gente conseguiu produzir hidrogênio sem nenhuma energia externa, utilizando apenas energia química da matéria do esgoto”, destaca. Além dos benefícios ambientais, a pesquisadora avalia que a tecnologia têm impactos positivos na qualidade de vida da população e que pode ser utilizada para gerar lucro.