TVJ1.com.br

Educação



PUBLICIDADE

{}

IFCE forma 24 novos técnicos em Tabuleiro do Norte

23 de dezembro de 2016 às 08:48

undefined

 

O Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus de Tabuleiro do Norte, realizou, nesta quinta-feira (22), a solenidade de conclusão dos cursos técnicos em Manutenção Automotiva e em Petróleo e Gás. No total, 24 novos técnicos vão ingressar no mercado, sendo 13 de Manutenção Automotiva e 11 de Petróleo e Gás.

De acordo com o diretor-geral do campus de Tabuleiro do Norte, Cícero de Alencar Leite, a formatura de novos profissionais marca a conclusão de um ciclo. Ele defende que o ingresso desses profissionais no mercado de trabalho representa um passo para o desenvolvimento da região. “Para o Instituto, sempre que colocamos mais jovens no mercado de trabalho, é motivo de muito prazer para nós. Temos a certeza de que estamos contribuindo, não apenas para o desenvolvimento da cidade, mas também da região".

Francisco Faulliery da Costa ingressou no campus de Tabuleiro do Norte em 2014. Após dois anos cursando Manutenção Automotiva, o estudante vê com orgulho o objetivo alcançado. “Eu deixei o meu legado aqui, dei minha contribuição. A instituição e os professores me ajudaram a ser quem eu sou hoje”.

Experiência semelhante foi vivenciada pelo estudante Gilderlan do Nascimento, de 27 anos. Cursar Manutenção Automotiva era um sonho alimentado desde a infância graças a paixão por carros, motos e caminhões. Hoje, com um sonho concretizado, ele destaca que se sente mais capacitado para ingressar no mercado de trabalho. “A experiência foi muito boa. Assimilei muito conhecimento. A minha expectativa é que já esteja, em breve, trabalhando na área".

No caso de Maria Atais de Macedo, formanda do curso técnico em Petróleo e Gás, a conclusão de mais uma etapa representa um novo rumo na vida. Em 2014, a estudante ingressou no IFCE em busca de qualificação. Para ela, os dois anos vivenciados na instituição foram transformadores. “Eu mudei bastante. Mudei meu jeito de ver as pessoas. Eu era bem tímida, mas aqui consegui quebrar o gelo. Apresento trabalho para muita gente”.

Para Francisco Ivani Alves, ter o diploma de técnico em Petróleo e Gás é apenas o início de um processo. Agora, a busca é por um curso superior. Morando na cidade de São João do Jaguaribe, ao longo de dois anos, o estudante enfrentou, diariamente, a distância de 17 quilômetros que separam o município de origem e o campus de Tabuleiro do Norte. “O curso me trouxe conhecimentos que eu não tinha e mudou as expectativas que eu tinha. Quero continuar seguindo essa carreira, buscando um curso superior”, afirma.