TVJ1.com.br

Educação



PUBLICIDADE

{}

IFCE: Comunidade referenda novos cursos em Tabuleiro do Norte

31 de agosto de 2017 às 08:00

undefined

 

O Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Tabuleiro do Norte, realizou nessa quarta-feira (30) audiência pública para consultar a população sobre a oferta de novos cursos pela instituição. Na oportunidade, foram apresentadas as propostas para instalação dos cursos técnicos em Eletromecânica e em Automação Industrial e do curso superior Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Ainda na oportunidade foram expostos mais detalhes sobre o curso técnico em Administração.

A audiência pública foi aberta pelo diretor-geral do campus Tabuleiro do Norte, professor Sildemberny Souza, que expôs ao público um “raio-x” da unidade, apresentando informações sobre a quantidade de matrículas registradas nos últimos semestres e sobre o perfil dos docentes. Do total de professores, 60% são mestres e 24% são doutores. O gestor também lembrou que o campus já dispõe de recursos humanos para a criação dos cursos técnicos na área de Instrumentos Musicais e de Administração, oriundos do último concurso realizado pelo IFCE.

Após a apresentação dos cursos, a comunidade referendou todas as propostas, autorizando, de forma democrática e participativa, a expansão por meio da oferta de novos cursos. Representando o Poder Legislativo do Município, a vereadora Clênia Chaves frisou, ao final do evento, que o IFCE dá um passo importante para oferecer à Tabuleiro do Norte novas oportunidades de desenvolvimento. “É um momento de extrema valia para o município. A região necessita de profissionais qualificados e nós temos uma oportunidade com o IFCE, abrindo as portas para qualificar”.

Representando a Prefeitura Municipal de Tabuleiro do Norte, o secretário de Obras Jean Jerbson enalteceu o compromisso do IFCE para com a educação local. “O campus dando essa oportunidade, com esses cursos, Tabuleiro do Norte tem muito a ganhar, muito acrescer. Esses cursos vão beneficiar toda a nossa população”, frisou.

PRÓXIMO PASSO

Com os cursos referendados pela comunidade, a previsão é implantá-los no curto prazo, conforme explica o professor Sildemberny Souza. “Alguns desses cursos, como o técnico em Administração, nós temos condições de criar num curto prazo de tempo. No máximo, em dois meses, nós podemos abrir seleção, com 40 vagas, para esse curso técnico. Os demais cursos, nós já vínhamos trabalhando no projeto, para ganhar tempo. O próximo passo é refinar a análise e repassar o projeto para a Reitoria, para, em 2018, abrir esses novos cursos”.

Já em relação aos cursos superiores, o campus Tabuleiro do Norte trabalha para ser pioneiro no município. Conforme o diretor-geral, em consonância com o planejamento da unidade, a oferta das primeiras vagas deve iniciar em 2018. “Sobre o curso superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, nosso plano é abri-lo, em 2018, junto com o Bacharelado em Administração. Serão dois cursos superiores, essa é nossa meta”, explica.

CURSOS OFERTADOS ATUALMENTE PELO CAMPUS

Técnico em Manutenção Automotiva

Técnico em Petróleo e Gás

Técnico em Soldagem

 

CURSOS EM PLANEJAMENTO

Técnico em Instrumentos Musicais

Técnico em Administração

Bacharelado em Administração

Engenharia de Produção

 

CURSOS REFERENDADOS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

Técnico em Eletromecânica

Técnico em Automação Industrial

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Marcelos Andrade