TVJ1.com.br

Educação



PUBLICIDADE

{}

IFCE completa cinco anos de atuação em Tabuleiro do Norte

Campus conta com 221 alunos matriculados e oferta novo curso em 2017

12 de abril de 2017 às 07:51 - Atualizado em 12/04/2017 07:51

undefined

 

Qualificar profissionais e atuar como um indutor do desenvolvimento local. Esses apenas alguns dos objetivos do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus de Tabuleiro do Norte, que no dia 17 de abril completa cinco anos de atuação no município. Durante meia década, a instituição já entregou ao mercado 176 profissionais capacitados nas áreas de Petróleo e Gás e de Manutenção Automotiva. Outros 221 estudantes estão matriculados na instituição, oriundos de nove municípios do Vale Jaguaribano.

Neste ano, o campus de Tabuleiro do Norte passa ofertar o curso técnico em Soldagem. Trinta novos alunos estão em fase de seleção para ingressar no primeiro curso do tipo ofertado pelo IFCE no Ceará. Na avaliação do diretor-geral do campus, professor Sildemberny Souza, a unidade tem um compromisso com Tabuleiro do Norte e, nos últimos anos, buscou a qualidade do ensino."Nos últimos cinco anos, o campus de Tabuleiro do Norte trabalhou com afinco para a estruturação dos laboratórios, com a finalidade de oferecer um ensino de qualidade. São equipamentos de ponta. Além da parte teórica, é um diferencial que o IFCE tem na formação do profissional a parte prática".

Atualmente, o campus de Tabuleiro do Norte conta com 18 laboratórios. Já o corpo docente, é formado por 22 profissionais, além de 33 técnicos administrativos. O professor Hiran Nogueira compõe essa equipe. Ele justifica que se trata de uma realização pessoal lecionar na instituição. "Pra mim é recompensador, tanto a questão pessoal, mas também por contribuir para que outras pessoas tenham a sua necessidade de educação contemplada aqui no campus".

É o caso da aluno do curso técnico integrado em Petróleo e Gás, Kelly Teotônio. A estudante faz parte da primeira turma de cursos técnicos na modalidade integrado (quando o aluno cursa o ensino médio e o ensino profissionalizante ao mesmo tempo, em tempo integral). Ela conta que ingressar no IFCE era um desejo alimentado desde que conheceu a instituição. "A estrutura é muita boa. Eu gostei dos professores e do ensino. Somos tratados muito bem. Gosto de estudar aqui e não pretendo sair daqui".

NOVOS RUMOS


Conforme o diretor-geral do campus, após o período de estruturação, a unidade tem novas metas a serem alcançadas. Uma delas, ele destaca, é a busca incessante pela qualidade do ensino. "Nós vivemos um outro momento, são novos tempos. O principal desafio que temos pela frente é aumentar as oportunidades em número e em variedade. Temos de primar pela qualidade na formação do nosso aluno, aliado a novos cursos, como, por exemplo, os eixos da administração, da informática e das artes".

SERVIÇO


Solenidade de cinco anos do campus de Tabuleiro do Norte
Data: 17 de abril
Local: campus de Tabuleiro do Norte
Horário: 8h

Marcelo Andrade