TVJ1.com.br

Educação



PUBLICIDADE

{}

Fies 2019 divulga resultados do primeiro semestre

27 de fevereiro de 2019 às 09:05 - Atualizado em 27/02/2019 09:06

undefined

 

O resultado do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi divulgado nesta segunda-feira (25). Os nomes dos candidatos pré-selecionados estão disponíveis no site do programa.

É possível consultar as listas de aprovados em fies.mec.gov.br.

Puderam participar da seleção, estudantes que fizeram o Enem a partir da edição de 2010 e que obtiveram média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos. Aqueles que tiraram zero na redação ficam impedidos de pleitear uma vaga.

Também é preciso ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Já na modalidade P-Fies (quando o agente financeiro é o banco), a renda familiar mensal bruta per capita deve ser de de três a cinco salários mínimos.

Modalidades do Fies

Desde 2018, o fundo tem duas modalidades: o Fies, destinado a alunos com renda familiar per capita de até três salários mínimos por mês, com juro igual a zero, e com limite de cem mil vagas por ano; e o P-Fies, para alunos com renda que vai de três a cinco salários mínimos, com juros que variam de acordo com os bancos, e sem limite de vagas.

Nos dois casos, o pré-requisito é nota mínima de 450 pontos na prova do Enem, sem zerar a redação. Esses critérios continuam valendo em 2019. Mas a regra para ser chamado para o P-Fies mudou: a convocação será feita por ordem de inscrição e não a classificatória. Em 2018, apenas 0,34% das vagas do P-Fies foram preenchidas.

Além disso, os candidatos poderão conseguir financiamento de até 50% da mensalidade, "desde que o limite financiável não passe de R$ 42.983,70 por semestre", explicou o MEC.

Cronograma do Fies

  • Complementação da inscrição: 26 de fevereiro a 7 de março
  • Lista de espera (modalidade Fies): 27 de fevereiro a 10 de abril

Lista de espera

Os candidatos ao Fies que não foram convocados nesta primeira chamada são automaticamente incluídos na lista de espera. Eles deverão acompanhar diariamente o portal FiesSeleção entre os dias 27 de fevereiro e 10 de abril, para saber se serão convocados.

No caso de serem selecionados, terão 3 dias úteis, a partir da divulgação do resultado, para complementar sua inscrição no site.

A modalidade P-Fies não tem lista de espera.


Com informações do G1