Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Possibilidade de anistia a doping por Meldonium é prorrogada até 30 de setembro

Mais Esportes|

A Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) alargou o período para que atletas que testarem positivo para Meldonium possam escapar de punições. De acordo com as novas diretrizes da Wada, atletas que derem positivo em exames antidoping para uma baixa concentração da substância entre 1º de março de 30 de setembro podem ser absolvidos pela "não detecção de culpa".

Assim, a Wada estendeu uma política que tinha coberto previamente o período de 1º de janeiro a 1º de março. A agência atualizou as regras na sequência de novos estudos que mostraram que a substância leva muito mais tempo para ser eliminado do corpo do que se pensava anteriormente.

As orientações abrangem atletas que consumiram Meldonium antes de 1º de janeiro, a data em que a substância foi colocada oficialmente na lista de proibidas da Wada. Centenas de testes positivos foram registrados desde então. Muitos atletas disseram eles tinham parado de tomar Meldonium muito antes de 1º de janeiro, mas a substância havia se mantido nos seus corpos por semanas ou até mesmo meses.

As diretrizes da Wada não se aplicam ao caso de Maria Sharapova, que testou positivo para a substância no Aberto da Austrália em janeiro e foi suspensa por dois anos pela Federação Internacional de Tênis. A russa reconheceu ter consumido o Meldonium em 2016. Porém, ela recorreu da sua punição à Corte Arbitral do Esporte.

Publicidade

A Wada destacou que os casos em que os atletas podem ser considerados "sem culpa" se aplicam quando for encontrado menos de 1 micrograma por mililitro da substância. Qualquer resultado acima disso deve ser considerado como um caso de doping.

"Estamos satisfeitos que os necessários estudos de excreção urinária progrediram, e com essa orientação agora sejamos capazes de fornecer às partes interessadas a ajuda para gerenciar casos de Meldonium de modo claro e cientificamente robusto", disse o presidente da Wada, Craig Reedie.

O Meldonium costuma ser prescrito para doenças cardíacas e foi amplamente utilizado como um suplemento por atletas de países do Leste Europeu. A substância aumenta o fluxo sanguíneo, o que envia mais oxigênio para os músculos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.