Esportes

Projeto social Ser Solidário Cariacica promove oportunidades para jovens do ES

O projeto propõe desenvolver aulas práticas e teóricas da arte marcial Karatê. As aulas acontecem todas as segundas e quartas-feiras, na Avenida Principal, no bairro Porto de Santana

O projeto atende cerca de 150 crianças e vive uma constante busca de melhorias na estrutura para aumentar o número de beneficiados Foto: Arquivo Pessoal

Criado com o intuito de realizar resgates sociais através do esporte, o projeto Ser Solidário Cariacica tem feito a diferença na vida de crianças, jovens e adultos da região da grande Porto de Santana, em Cariacica. O projeto propõe desenvolver aulas práticas e teóricas da arte marcial Karatê-Dô.

As aulas são ministradas pela sensei e atleta profissional, Brunella Cutis, que tem no currículo 1 campeonato mundial, 12 títulos de campeã brasileira e centenas de conquistas estaduais. A professora realiza trabalhos sociais há cerca de 8 anos. Como sucesso do trabalho, os atletas do projeto já acumulam várias medalhas conquistadas no IV Campeonato Capixaba de Karatê e na Segunda etapa do Campeonato Estadual de Karatê - FEK.

Maria Helena e Brunella Cutis Foto: Arquivo Pessoal

De acordo com a organizadora Maria Helena Sousa da Silva, O Ser Solidário Cariacica é um projeto totalmente gratuito, que atende cerca de 150 crianças, e vive uma constante busca de melhorias na estrutura para aumentar o número de beneficiados. "A professora aplica aulas bem limitadas, pois temos vários problemas de infraestrutura e não possuímos nem mesmo o tatame (placa de proteção no chão)", diz.

"Para nós, organizadoras, o Ser Solidário Cariacica representa família e amor. Conseguimos plantar dentro do coração de cada criança a solidariedade. Ensinamos principalmente respeito ao próximo, para a formação de caráter. Dessa maneira, nossas crianças ficam cada vez menos esquecidas e sujeitas à criminalidade", complementa.

Maria revela que o Karatê procura essencialmente a união entre o corpo e a mente. Os ensinamentos passados aos alunos consistem em princípios da moral e da razão. Segundo ela, a arte procura, com muita dedicação, a formação do caráter e aprimoramento da personalidade dos praticantes.

Ser Solidário Cariacica fica no Centro de Orientação Social (COS) localizado na Avenida Principal, no bairro Porto de Santana, em Cariacica. As aulas acontecem todas as segundas e quartas-feiras, a partir das 19h.

Pontos moeda