Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Google apresenta insights sobre a audiência de eventos esportivos

Empresa detalha comportamento dos fãs em competições, como Olimpíadas, por exemplo

Mais Esportes|Do R7

Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro acontecerão em agosto
Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro acontecerão em agosto Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro acontecerão em agosto

O Google divulgou nesta sexta-feira (24), em evento para o mercado publicitário, uma série de insights sobre o comportamento da audiência de grandes eventos esportivos.

A pouco mais de 40 dias dos Jogos Olímpicos Rio 2016, já é possível afirmar que o interesse pelo evento será recorde. Nas buscas do Google, a procura dos brasileiros hoje pelos jogos deste ano já é quase igual às pesquisas pelas competições durante os jogos de Londres 2012. De acordo com um levantamento conduzido pelo Google com quase 3000 internautas, 43% daqueles que não assistiram ao maior evento esportivo mundial em 2012 afirmaram que querem assistir ou ficar por dentro do assunto em 2016. Ou seja, o interesse pelos Jogos do Rio tem tudo para ser maior que os anteriores.

A paixão dos brasileiros por esportes não se restringe às Olimpíadas. No segundo semestre, competições até alguns anos pouco populares no país, como UFC, surfe e esportes americanos, como NBA, prometem capturar a audiência. José Melchert, gerente de negócios do Google Brasil, falou sobre este caso.

— Os grandes feitos, em especial de atletas brasileiros, despertam o interesse das pessoas, que buscam heróis que os representem. E aí está uma grande oportunidade para as marcas: ficarem ligadas aos grandes movimentos e transformar o interesse em oportunidade de negócios.

Publicidade

Entre os tipos de conteúdo esportivo em vídeo acessados por brasileiros na internet, 61% assistem à transmissões ao vivo de jogos e eventos, 49% vídeos de jornalismo esportivo, 45% vídeos de jogos e principais momentos e 33% vídeos ou entrevistas de treinadores, segundo dados da eMarketer.

Em tempos cada vez mais tecnológicos, esporte e o consumo de informações mobile caminham lado a lado. Segundo dados do Google, hoje mais da metade das buscas relacionadas às Olimpíadas já ocorrem no mobile. Essa tendência deve se fortalecer ainda mais durante o evento. Em 2014, o celular se tornou o principal meio de informação logo após os jogos da Copa do Mundo, ultrapassando a TV.

Publicidade

Além disso, produtos esportivos como quimono, por exemplo, tiveram recorde de buscas no Google logo após a conquista do ouro, em Londres 2012. Momentos como esse deixam em evidência modalidades não tão conhecidas como ginástica, taekwondo e handebol, pois, das 42 modalidades olímpicas, metade têm pico de buscas durante o evento.

Outros esportes, como o futebol americano, também possuem uma audiência em expansão no Brasil, revelada pelo interesse por meio das plataformas digitais. As buscas pelo termo “bolas de futebol americano” crescem ano após ano, tendo picos de buscas em dezembro, pela proximidade do Natal, e em fevereiro, data do Superbowl, como é chamada a grande final do esporte. Esse cenário torna os eventos esportivos uma ótima oportunidade de aproximação entre marcas e seus públicos de interesse.

Assista aos programas da Record no R7 Play

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.