Esportes

Atlético-MG conta com retrospecto em casa para bater o Racing e voltar às quartas

Redação Folha Vitória

São Paulo - Depois de um jogo bastante brigado e do empate por 0 a 0 na Argentina, o Atlético-MG entra em campo nesta quarta-feira para receber o Racing no Independência, às 21h45, no duelo de volta das oitavas de final da Libertadores. Um novo empate com gols classifica o time argentino, enquanto o Atlético-MG precisa de uma vitória simples para voltar às quartas de final do torneio continental.

Nos últimos dois anos, as oitavas de final foram uma pedra no sapato do time mineiro, que encerrou sua participação nesta fase da Libertadores em 2014 e 2015. Há dois anos, o algoz foi o Atlético Nacional, da Colômbia, enquanto na temporada passada o Inter foi quem levou a melhor. A última vez em que a equipe avançou às quartas, foi campeã, em 2013.

Mas a tarefa desta quarta-feira não será fácil. O Racing mostrou qualidade no jogo de ida e chegou a ter algumas boas oportunidades, principalmente nos pés de Lisandro López, ex-Inter, que acertou a trave de Victor. O time argentino ainda contará com o retorno de seu matador Gustavo Bou. O artilheiro da Libertadores do ano passado se recuperou de lesão muscular e volta a ficar à disposição, mas iniciará a partida no banco.

Além disso, o Atlético-MG vive momento bastante irregular e vem de derrota para o América-MG na primeira partida da decisão do Campeonato Mineiro, no último domingo. A torcida já mostrou que sua paciência com o técnico Diego Aguirre está perto do fim e chegou a chamá-lo de "burro" em algumas das últimas partidas.

Por isso, o comportamento das arquibancadas nesta quarta-feira é tido como fundamental para determinar o futuro do Atlético-MG na Libertadores. Se transformar o Independência em um caldeirão, como acostumou-se a fazer nos últimos anos, dará ao time as armas necessárias para manter a campanha impecável em casa nesta edição do torneio. No estádio, o time mineiro venceu as três partidas que fez até o momento, com oito gols marcados e nenhum sofrido.

Resta saber quem Aguirre colocará em campo para o confronto decisivo. A tendência é a de que o treinador repita o esquema com três volantes utilizados na Argentina, dada a boa fase de Júnior Urso, que inclusive foi poupado do duelo com o América-MG no fim de semana.

Com isso, a única dúvida é em relação ao substituto do argentino Dátolo, que sofreu lesão muscular e está fora da partida. O equatoriano Cazares e Patric disputam a vaga. Na véspera do confronto, o Aguirre fechou o último treino da equipe e não revelou quem ganhará a posição. O time argentino também fechou seu último treino à imprensa, mas a tendência é a de que repita a escalação que atuou na ida.

Independentemente de quem entrar em campo, o jogo deverá ser uma guerra, principalmente após a divulgação de um vídeo do goleiro Sebastián Saja, capitão do Racing. O jogador foi flagrado antes da partida na Argentina dizendo que os brasileiros iam "se borrar" no duelo do estádio El Cilindro. As declarações repercutiram, e o zagueiro atleticano Erazo chegou a pedir que o time "entre em campo com raiva" para responder ao goleiro adversário com a classificação.

Pontos moeda