TVJ1.com.br

Esporte



PUBLICIDADE

{}

Liberação de bebidas alcoólicas em estádios do Ceará tem entrada na AL

20 de outubro de 2015 às 10:50

Braço erguido segurando copo de cerveja

Pela lei, cada consumidor pode comprar apenas duas unidades de bebida por vez, que seria servida em copos descartáveis. Venda estava proibida desde 2008.

Projeto que libera a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas em estádios e arenas esportivas do Ceará teve entrada nesta terça-feira, 20, na Assembleia Legislativa. Segundo a proposta de Gony Arruda (PSD), estariam liberadas para a venda bebidas com até 10% de teor alcoólico – basicamente cervejas e chopp.

Segundo a proposta, a venda de bebidas começaria até duas horas antes do início da partida, sendo suspensa trinta minutos após o seu término. Pela lei, cada consumidor pode comprar apenas duas unidades de bebida por vez, que seria servida em copos descartáveis. A bebida também precisa ser armazenada em recipientes metálicos, evitando garrafas de vidro.

Outros estados

A medida segue tendência que vem sendo aplicada em diversos estados do Brasil. No final de setembro, a Assembleia do Rio de Janeiro aprovou projeto semelhante, que é discutido também em diversas outras regiões.

Proposta que teve entrada nesta terça deve agora seguir para as comissões da AL, e ainda não tem previsão para votação no plenário. No projeto cearense, Gony Arruda justifica a medida afirmando que a Copa do Mundo mostrou que a venda de bebidas “de forma alguma” foi motivo de violência.

“Ao contrário, percebe-se nitidamente que a violência ocorre em locais fora do ambiente esportivo, em combates e embates previamente marcado nas redes sociais por membros de gangues transvertidos de torcedores”, diz.

Polêmica

A comercialização foi proibida desde abril de 2008, há sete anos, após assinatura acordo entre o Ministério Público e a CBF para reduzir a violência nos estádios. Em 2010, o impedimento acabou incluído no Estatuto do Torcedor.

Durante a Copa do Mundo, no entanto, a proibição foi revogada pela Lei Geral da Copa – que “passou por cima” da lei federal antiga. Grandes distribuidoras de cerveja estavam entre as principais patrocinadoras do evento.

O Povo