Esportes

Neymar, Coutinho e Willian disputam Bola de Ouro da Fifa, dizem jornais

O peruano Guerrero, do Flamengo, é o único jogador que atua no Brasil a aparecer na lista dos melhores do mundo. Outro que aparece na lista é Diego Costa, brasileiro naturalizado espanhol

Redação Folha Vitória
Embora os jornais citem o nome de Neymar, a Fifa não confirmou a lista Foto: Reprodução/Instagram

Lausanne - O Brasil tem três concorrentes na disputa da Bola de Ouro de 2015, de acordo com a imprensa europeia. Neymar, Philippe Coutinho, do Liverpool, e Willian, do Chelsea, integram a lista inicial, de 59 jogadores, segundo jornais. A Fifa ainda não confirmou a relação oficial dos atletas concorrentes. A última vez que o Brasil venceu o troféu foi em 2007, com Kaká.

O peruano Guerrero, do Flamengo, é o único jogador que atua no Brasil a aparecer na lista dos melhores do mundo. Outro que aparece na lista é Diego Costa, brasileiro naturalizado espanhol.

A Fifa elaborou sua primeira lista, de 59 jogadores, e que disputarão o maior troféu individual do futebol. Até janeiro, a entidade vai reduzir o número de jogadores para uma lista de 23 e, finalmente, para os três finalistas. Cristiano Ronaldo, o atual detentor do troféu, é o favorito. Mas Lionel Messi busca seu quinto título individual.

A lista ainda conta com seis argentinos: Agüero (City), Mascherano e Messi (Barcelona), Otamendi (Valencia), Pastore (PSG) e Tevez (Juventus).

A participação do Brasil é a mesma da Bélgica, também com três candidatos. Courtois (Chelsea), De Bruyne (Wolfsburg/Manchester City), Hazard (Chelsea).

Entre os sul-americanos, o Brasil também é superado por diversos outros países. O Chile, por exemplo, tem no páreo o goleiro Bravo, Medel (Inter), Sanchez (Arsenal), Vargas (Hoffenheim) e Vidal, que atuou pela Juventus e pelo Bayern de Munique.

A Colômbia aparece com quatro representantes: Bacca, Martínez, Ospina e James Rodríguez. O Uruguai também traz três concorrentes: Cavani, Sanchez (River) e Luis Suárez.

Os atuais campeões do mundo contam com três representantes, dois titulares do Bayern de Munique, Thomas Müller e Manuel Neuer, e um do Real Madrid, Toni Kroos.

A lista ainda se completa com os ingleses Harry Kane (Tottenham) e Wayne Rooney (United), com os italianos Chiellini e Pirlo, além dos espanhóis De Gea (United), Iniesta (Barcelona), Morata (Juventus) e Ramos (Real Madrid).

Pontos moeda