Esportes

Com cavadinha de atacante capixaba, Botafogo vence Mogi Mirim em Cariacica

Alvinegro carioca conquistou mais uma vitória na Segundona e abriu quatro pontos para os rivais. O Botafogo agora é líder isolado na competição

Botafogo venceu com gol de capixaba Foto: André Vinicius Araújo

Foram oito anos sem se reencontrar. Mas o apoio incondicional vindo da arquibancada ajudou o Botafogo a manter a liderança isolada da Série B do Campeonato Brasileiro, ao derrotar o Mogi Mirim por 3 a 0, em partida  disputada no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, na noite desta sexta-fera  (11). O zagueiro Roger Carvalho, o meia Tomas Bastos e o atacante capixaba Luís Henrique, com direito a cavadinha, marcaram os gols dos cariocas.

O resultado trouxe mais tranquilidade para o Botafogo. Com 48 pontos, o time carioca abriu quatro de vantagem para Paysandu, que empatou nesta sexta com o Paraná. Por outro lado, a situação do Mogi Mirim é cada vez mais desesperadora. Com apenas 22 pontos, o time paulista é penúltimo e pode cair para a lanterna, em caso de vitória do ABC neste sábado.

O jogo
O time carioca fez 1 a 0 logo aos dois minutos, com Roger Carvalho, escorando de cabeça escanteio cobrado por Daniel Carvalho. Se o início 

pareceu promissor, o que se viu ao longo do primeiro tempo foi pouca inspiração. Na saída do campo, o zagueiro comemorou o gol. “Tivemos algumas chances de gol, mas precisávamos desse gol de bola parada, pois temos treinado bastante. Temos que procurar ampliar o resultado, porque estamos criando oportunidades”, alertou Roger Carvalho.

O Mogi voltou para o segundo tempo tentando marcar o adversário em seu campo. No entanto, permitia que o Botafogo chegasse com facilidade à sua área. Aos cinco minutos, o atacante Sassá, livre, cabeceou por cima. Aos sete, Daniel Carvalho rolou para Lulinha, que chutou em cima do goleiro. Aos 16, Ricardo Gomes atendeu aos apelos da torcida e colocou em campo o atacante capixaba Luis Henrique no lugar de Lulinha. 

A equipe paulista cresceu na partida e criou boas oportunidades de gol. Coube ao goleiro Jeferson, recém chegado da seleção brasileira, parar o ataque do Mogi. Aos 36 minutos, o alívio alvinegro: o volante Fernandes lançou Tomas Bastos, que driblou Mauro e tocou para dentro: 2 a 0. Aos 46, William Arão lançou para Luis Henrique, que sofreu pênalti do goleiro. 

Natural de Itarana, norte do Espírito Santo, o jovem de 17 anos esbanjou personalidade na cobrança e com direito a cavadinha, selou o placar: 3 a 0. Na saída de campo, o atacante agradeceu o apoio dos capixabas. “Marcar um gol no meu Estado é algo fantástico. Estou muito feliz, estava há alguns jogos sem fazer gol. Todo o carinho que recebi aqui vai ficar para sempre em meu coração, só tenho a agradecer”, afirmou.

O treinador Ricardo Gomes, do Botafogo, gostou do resultado. “Não fizemos uma excelente partida, mas o time soube se comportar em campo. As alterações fizeram efeito, o Tomas e o Luís Henrique entraram e decidiram a partida. Mas não podemos nos deixar iludir com a liderança, precisamos manter o foco para atingir o objetivo maior, que é a volta para a série A”, disse.

O resultado foi ótimo manteve o Botafogo como líder isolado da Série B, mas acima de qualquer placar, a comunhão entre o campo e a arquibancada ficará como a principal lembrança da noite de sexta-feira no Kleber Andrade.

Com a colaboração de André Vinicius Araújo

FICHA TÉCNICA:

MOGI MIRIM 0 x 3 BOTAFOGO

Local: Estádio Kléber Andrade, em Cariacica (ES)

Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)

Auxiliares: Katiuscia M Berger Mendonça (ES) e Leonardo Mendonca (ES)

Cartões amarelos: Renato Camilo e Serginho (Mogi Mirim) e Diego Giaretta 

(Botafogo)

Público e renda: Não divulgados

Gols: Roger Carvalho, aos 2'/1°T (0-1); Tomas, aos 35'/2°T (0-2); Luis 

Henrique, aos 45'/2°T (0-3)

MOGI MIRIM: Mauro, Michel, Fábio Santos, Renato Camilo e Dieguinho; 

Magal, Memo (Everaldo, aos 25'/2°T), Henrique Motta e Everton Heleno (Luis 

Fernando, no intervalo); Serginho e Ortigoza (Júnior Juazeiro, aos 

11/2°T). Técnico: Sérgio Guedes.

BOTAFOGO: Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e 

Diego Giaretta; Serginho, Camacho (Fernandes, aos 35'/2°T), Willian Arão e 

Daniel Carvalho (Tomas, aos 29'/2°T); Lulinha (Luis Henrique, aos 16'/2°T) e 

Sassá. Técnico: Ricardo Gomes.

Pontos moeda