Esportes

Brasil é eliminado e não disputa nenhuma final de revezamentos em Pequim

Redação Folha Vitória

Pequim - Finalista das quatro provas olímpicas do Mundial de Revezamentos, realizado em maio, nas Bahamas, e consequentemente classificado para elas nos Jogos Olímpicos do Rio, o Brasil não conseguiu classificar nenhuma de suas equipes para as finais do Mundial de Atletismo, disputado em Pequim, na China. Os três times que participaram das eliminatórias deste sábado, no Ninho do Pássaro, foram eliminados.

No 4x100 metros feminino, ainda há a desculpa de que a recordista brasileira, Ana Cláudia Lemos, está machucada e não foi a Pequim. Sem ela, o time foi apenas nono colocado da fase eliminatória, com o tempo de 43s15, a 0s06 de se classificar para a final. Em Nassau, o Brasil correu em 42s92.

As disputas deste sábado, entretanto, mostraram um nível altíssimo, com todas as 16 equipes completando a prova sem eliminações. A Jamaica liderou, com 41s84, seguida dos Estados Unidos e Trinidad e Tobago. Terceira e quarta colocadas dos Jogos Olímpicos de Londres (atrás de EUA e Jamaica), Alemanha e Nigéria ficaram nas duas últimas posições.

No 4x100m masculino, o Brasil não completou. A Jamaica, mesmo sem Usain Bolt, botou 0s50 de vantagem sobre os EUA, que participaram com o time completo. De quebra, com 37s41, ficaram a apenas 0s03 do recorde mundial, que tem tudo para cair na final, ainda neste sábado. O desempenho dos jamaicanos, de qualquer forma, já é o segundo melhor de todos os tempos.

Finalista em Moscou, há dois anos, o Brasil sentiu falta de Anderson Henriques, seu homem mais rápido, e terminou em 12º lugar nas eliminatórias do 4x400m, mesmo com a eliminação de Bahamas, atual campeã mundial. Todos os oito primeiros colocados fizeram marcas melhores do que no Mundial de Revezamentos, mostrando que a competição, mesmo classificatória para a Olimpíada, não deve servir de parâmetro.

Por fim, no 4x400m feminino, o Brasil abdicou de participar depois que Joelma das Neves, segunda mais rápida do País, se machucou. EUA, Nigéria e Jamaica fizeram os melhores tempos.

Pontos moeda