Esportes

Keila lidera mais uma sessão de resultados ruins para o Brasil em Pequim

Redação Folha Vitória

Pequim - É verdade que não havia expectativa de uma grande campanha do Brasil no Mundial de Atletismo de Pequim, mas o que a maioria dos brasileiros está fazendo na China ofende a história da modalidade no Pais. No salto em distância, Keila Costa foi 26.ª colocada, com um resultado que a deixaria apenas em sexto no Troféu Brasil. E ela foi a melhor de três brasileiras que participaram dessa prova em Pequim. As outras foram ainda pior.

Na fase de classificação das provas de saltos horizontais (e também nas de campo), o atleta tem direito a três tentativas. Em finais, são seis. Mas isso não justifica o resultado ruim no Mundial. No Troféu Brasil, realizado em maio em São Bernardo do Campo (SP), Keila passou de 6,50m duas vezes nos três primeiros saltos - ganhou com 6,70m. No Mundial, fez 6,32m.

Tânia Ferreira fez 6,18m em Pequim, mas 6,68m na competição nacional - exatamente a marca mínima necessária para ir à final do Mundial. Já Eliane Martins, que também tem 6,68m na temporada, não acertou nenhum salto em Pequim. Todas foram eliminadas.

Nos 110m com barreiras, também na sessão matinal desta quinta-feira, Adelly Santos fez a 30.ª melhor marca (13s29), enquanto Fabiana Moraes ficou duas posições abaixo (13s35). No Troféu Brasil, elas fizeram 13s06 e 13s21, respectivamente. Até nas fracas semifinais da competição nacional, aliás, Adelly foi mais rápida do que no Mundial - 13s16.

Por fim, no lançamento do disco, Ronald Julião não conseguiu repetir o bom desempenho que lhe valeu medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto e terminou na 21.ª colocação, com 61,02m. Também ele foi melhor no Troféu Brasil (61,55m) do que no Mundial.

DECEPÇÃO NOS EUA - Mas não é só o Brasil que vai mal no Mundial. Os Estados Unidos, guardando as devidas proporções, também estão com resultados muito aquém do que se esperava. Nesta quinta-feira, a tricampeã mundial do salto em distância, Brittney Reese, foi eliminada com apenas 6,39m. Ela sofreu cirurgia no quadril em 2013 e, nas últimas duas temporadas, não superou os 7 metros nenhuma vez.

Pontos moeda