Esportes

Seleção feminina perde para Argentina e fica em 4º na Copa América de Basquete

Redação Folha Vitória

Edmonton - A seleção brasileira feminina de basquete perdeu para a Argentina por 66 a 59, neste domingo, e terminou em quarto lugar a Copa América de Edmonton, no Canadá, que serve como Pré-Olímpico. A brasileira Gilmara foi a cestinha da partida, com 19 pontos. Pela Argentina, a atleta de maior destaque foi Fiorotto, com 13 pontos.

O Brasil, no entanto, disputou a competição sem a obrigação de vencer para garantir um lugar nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Isso porque um dia antes da estreia da equipe, a Federação Internacional de Basquete (Fiba) confirmou a participação do time nacional na Olimpíada, graças a um acerto político que envolvia o pagamento de uma dívida que a Confederação Brasileira de Basquete tinha com a entidade mundial.

Segundo comunicado da entidade, a equipe brasileira mereceu a vaga por ter uma "rica história no esporte e por poder garantir que terá suas melhores equipes disputando a competição no Rio".

Sem o peso nas costas de ficar fora do principal evento esportivo do planeta, as meninas brasileiras foram eliminadas nas semifinais para o Canadá. Na disputa pelo bronze, o Brasil terminou o primeiro tempo da partida em desvantagem de seis pontos: 30 a 24. No dois quartos seguintes, o jogo continuou equilibrado e a Argentina conseguiu abrir vantagem no final da partida.

Pontos moeda