Esportes

Crise financeira faz Grécia cancelar tradicional Maratona de Atenas

A prova amadora, entretanto, será realizada normalmente, com a previsão de participação de 16 mil atletas. Nesse tipo de maratona, os profissionais cobram cachês altos

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Atenas - Uma das provas mais tradicionais do calendário esportivo mundial, a Maratona de Atenas não será realizada em 2015. Nesta terça-feira, os organizadores do evento anunciaram que a crise econômica vivida pela Grécia impossibilita a realização da competição profissional, que distribui prêmios e cachês.

Em nota, a Federação Grega de Atletismo disse que o cancelamento da prova, que seria em 8 de novembro, acontece no âmbito dos "desafios econômicos enfrentado pelo país e pela população". Na segunda-feira, a Bolsa de Atenas fechou com queda de 16,23%, após ficar cinco semanas fechada.

A Maratona de Atenas é a prova "original" porque repete o trajeto de 42,195 quilômetros feito por um mensageiro, em 490 A.C., para reportar aos moradores da cidade a vitória na Batalha de Maratona contra os persas. O trajeto também é o mesmo da primeira edição olímpica, em 1896.

A prova amadora, entretanto, será realizada normalmente, com a previsão de participação de 16 mil atletas. Nesse tipo de maratona, os profissionais cobram cachês altos para participarem.

Pontos moeda